Valores dos Imóveis hoje – Expectativa x Realidade

É comum nos dias de hoje, pessoas ficarem surpresas quando pedem uma avaliação do valor de venda de seus imóveis, comprados entre 2011 a 2014. Quando recebem o valor do preço de venda avaliado pelos corretores, os proprietários geralmente se decepcionam com o resultado, esperando que a venda de seu imóvel no mínimo empate com o valor despendido na hora da compra.

O que acontece é o seguinte, essa variação, as vezes significativa de preço de venda com o valor pago, deve-se não somente a crise econômica vivenciada pelo país nos últimos anos, que afetou o mercado imobiliário negativamente, mas também a chamada bolha imobiliária ocorrida nos anos de valorização dos imóveis, mais especificamente iniciado em 2011 até o agravamento da situação financeira do Brasil. Nesse período de “ouro” para os imóveis, os preços saíram um pouco da realidade devido a alta demanda e a grande oportunidade de investimento que os imóveis representavam na época, gerando o que chamamos de “bolha” no mercado financeiro.

Quem adquiriu um imóvel nesse período de supervalorização, pagou um preço muito acima do que o mercado está disposto a pagar atualmente, devido à grande oferta e baixa demanda. Mesmo levando em consideração as modificações feitas no imóvel, como colocação de pisos, acabamentos de qualidade, armários e etc., dificilmente o preço pago na compra durante esses anos de bolha será revertido hoje em lucro.

Então se você se enquadra nessa situação, na qual comprou seu imóvel no período mencionado e pretende vende-lo hoje para obter lucro, o que deve fazer? Bom, obviamente conseguir fechar um negocio lucrativo não vai ser fácil, porém o que posso aconselhar é:

1-) Aguardar uma melhora da situação do mercado Imobiliário
 Como dito no artigo anterior que escrevi, o mercado vem melhorando lentamente e os valores dos imóveis vem acompanhando gradativamente esse processo. Então se possível aguarde para ofertar seu imóvel ao mercado e não tenha pressa de vende-lo caso queira fechar um negócio lucrativo.

2-) Tentar negociar seu Imóvel como parte do pagamento para compra de outro Imóvel se a sua intenção na venda de sua propriedade é para adquirir outra; tente negociar seu imóvel como parte do pagamento na compra, estipulando como valor o preço que pagou no momento da aquisição. Geralmente dessa forma é mais provável que o vendedor aceite o valor que você está pedindo no imóvel que pretende dar como parte do pagamento, reduzindo suas perdas.

Lembre-se também que você não foi o único afetado pela oscilação do mercado imobiliário, então, na hora da negociação leve em conta que suas expectativas muitas vezes não condizem com a realidade de hoje, assim também ocorre com a outra parte interessada. Chegar a um comum acordo que agrade na medida do possível ambos, será um processo de ceder à alguns fatores aos quais você não esperava, mas isso é um processo natural do mercado de imóveis que assim como todos os outros setores da economia está suscetível a mudanças positivas e negativas.

Lucas Jacon

CRECI: 184761

Veja também...

28/03/2023

Investir em imóveis: vantagens e opção de alto padrão em Limeira com o Alto Di Milano 

Investir em um imóvel é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar. Isso se dá pelo fato de que o mercado imobiliário apresenta uma série de vantagens para aqueles que desejam investir em uma propriedade, como a valorização do imóvel, segurança financeira e a possibilidade de gerar renda com aluguel. Uma das grandes […]

Leia mais
21/10/2022

STJ autoriza penhora de 15% de salário para quitar dívida de aluguel

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou a penhora de 15% da remuneração bruta de devedor que, além de ter uma renda considerada alta, adquiriu a dívida na locação de imóvel residencial. Para o colegiado, a penhora nesse percentual não compromete a subsistência do devedor, não sendo adequado manter a impenhorabilidade no caso […]

Leia mais
11/03/2022

Como é a Cidade Universitária em Limeira?

A Cidade Universitária em Limeira, é um bairro que ganhou esse nome devido à proximidade da Faculdade Unicamp. Dessa forma, também possui grande concentração de jovens que chegam à cidade para estudar. Assim, é um bairro jovem e com diversos condomínios residenciais. Aliás, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp é uma das unidades da […]

Leia mais