Inventário de Bens Imóveis

Primeiramente, se faz necessário, antes de passarmos a nossa dica de hoje, definirmos algumas terminologias para esse tema.

  • Inventário é o ato jurídico (judicial ou extrajudicial, feito em cartório) de levantamento do patrimônio e dívidas do falecido para que, posteriormente possa-se fazer a partilha.
  • Partilha é a divisão do patrimônio entre seus sucessores (herdeiros e legatários).
  • Herdeiros e legatários serão os beneficiados pela partilha.
  • De cujus é o autor da herança, o falecido.

Não trataremos aqui da hipótese de existência de testamento.

Com esses termos, de definição singela, podemos dizer que, após o falecimento é necessário a abertura do processo de inventário, no prazo de 30(trinta) dias, contados a partir do falecimento.

 Nesse ato, será necessário apresentar documentos dos herdeiros, dos bens  e dividas que o de cujus tenha, em seu nome.

O inventário é a única forma de transferência de titularidade de bens imóveis, que não estejam em testamentos, e onde os herdeiros assumem as responsabilidades para com os bens.

A responsabilidade de promover o inventário dos bens do falecido é dos herdeiros, e haverá um, que será nomeado de inventariante, cujo qual deverá privar pelo cumprimento das obrigações judiciais, inclusive prestação de contas.

Por ser um ato jurídico, derivado de lei, os herdeiros devem procurar um advogado, de sua confiança, para promoverem o inventário, mesmo quando extrajudicial, pois ele irá acompanhar a partilha, da forma prevista em lei, e irá orientar as partes de seus direitos e obrigações.

                No caso de venda de bens em processo de inventário o advogado poderá orientá-lo da melhor forma, porém, deixamos claro que, sem a abertura do inventário, não é possível fazer a transferência de bens inter vivos. Ou seja, caso você tenha recebido um imóvel por herança, sem o inventário não há como lavrar escritura de compra e venda.

                Alem disso, por haver incidência de Imposto pelo recebimento dos bens, não é recomendada a demora na abertura do inventário, visto que, pode haver acréscimo de multa e juros.

                Sendo assim, para garantia de seus direito, e evitar problemas futuros, promova o ato de inventário dentro dos ditames legais.

GABRIELA JACON SASSI – OAB/SP nº 240.125

Veja também...

28/03/2023

Investir em imóveis: vantagens e opção de alto padrão em Limeira com o Alto Di Milano 

Investir em um imóvel é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar. Isso se dá pelo fato de que o mercado imobiliário apresenta uma série de vantagens para aqueles que desejam investir em uma propriedade, como a valorização do imóvel, segurança financeira e a possibilidade de gerar renda com aluguel. Uma das grandes […]

Leia mais
21/10/2022

STJ autoriza penhora de 15% de salário para quitar dívida de aluguel

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou a penhora de 15% da remuneração bruta de devedor que, além de ter uma renda considerada alta, adquiriu a dívida na locação de imóvel residencial. Para o colegiado, a penhora nesse percentual não compromete a subsistência do devedor, não sendo adequado manter a impenhorabilidade no caso […]

Leia mais
11/03/2022

Como é a Cidade Universitária em Limeira?

A Cidade Universitária em Limeira, é um bairro que ganhou esse nome devido à proximidade da Faculdade Unicamp. Dessa forma, também possui grande concentração de jovens que chegam à cidade para estudar. Assim, é um bairro jovem e com diversos condomínios residenciais. Aliás, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp é uma das unidades da […]

Leia mais