Da Usucapião Especial Urbana

Para falarmos de Usucapião Especial, primeiramente, precisamos definir  O QUE É USUCAPIÃO.

De forma simples, adotamos  que a Usucapião é uma forma de aquisição do domínio ou de um direito real sobre coisa alheia, mediante posse mansa e pacífica, durante um tempo estabelecido em lei. Ou seja, é uma forma de aquisição de propriedade, em regra, de forma gratuita.

Pode-se acrescentar outros elementos, como o justo título, boa fé, entre outros, de acordo com cada espécie de Usucapião, mas o tempo e a posse são elementos essenciais para qualquer espécie.

A USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA  é tratada no art. 1240 do Código Civil Brasileiro e é conferida ao possuidor de área urbana, de até 250 metros quadrados, por no mínimo 5 anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia e/ou de sua família, e não possua outro imóvel.

Portanto, podemos esclarecer que, possuir a posse mansa e pacífica, não onerosa, de imóvel por pelo menos de 05 (cinco) anos, não possua outro imóvel em seu nome, poderá requerer a Usucapião Especial Urbana.

Há que se atentar que, condição para essa concessão é também não ter usufruído desse benefício mais de 1 vez.

Há ainda que ressaltar que, a posse tem que ser mansa, ou seja, aceita pelo proprietário do imóvel, sem oposição. Essa oposição pode ocorrer durante o processo de usucapião, dependendo do entendimento jurisprudencial.

A Lei não especifica se há necessidade de benfeitorias, porém, diz que ter que ser destinado à sua moradia. Ainda, deixa claro que a posse tem que ser ininterrupta, por 05 anos, ou seja, o possuidor ou sua família devem residir ali por 05 anos, sem ter deixado o imóvel.

Há outros tipos de usucapião, como a extraordinária, a ordinária e a especial Rural. Elas, em regra, se diferem do tempo e da forma. Lembrando sempre que ao sinal de dúvidas se o seu caso se encaixa em qualquer das espécies de Usucapião, você deverá procurar um advogado, de sua confiança, para solucionar os problemas.

Gabriela Jacon Sassi

OAB/SP nº 240.125

Advogada, especialista em Direito Imobiliário,  Direito Civil e Processual Civil.

Veja também...

28/03/2023

Investir em imóveis: vantagens e opção de alto padrão em Limeira com o Alto Di Milano 

Investir em um imóvel é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar. Isso se dá pelo fato de que o mercado imobiliário apresenta uma série de vantagens para aqueles que desejam investir em uma propriedade, como a valorização do imóvel, segurança financeira e a possibilidade de gerar renda com aluguel. Uma das grandes […]

Leia mais
21/10/2022

STJ autoriza penhora de 15% de salário para quitar dívida de aluguel

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou a penhora de 15% da remuneração bruta de devedor que, além de ter uma renda considerada alta, adquiriu a dívida na locação de imóvel residencial. Para o colegiado, a penhora nesse percentual não compromete a subsistência do devedor, não sendo adequado manter a impenhorabilidade no caso […]

Leia mais
11/03/2022

Como é a Cidade Universitária em Limeira?

A Cidade Universitária em Limeira, é um bairro que ganhou esse nome devido à proximidade da Faculdade Unicamp. Dessa forma, também possui grande concentração de jovens que chegam à cidade para estudar. Assim, é um bairro jovem e com diversos condomínios residenciais. Aliás, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp é uma das unidades da […]

Leia mais