Autenticação de Cópias e Reconhecimento de Firma

A Lei nº 13.726/2018, sancionada no dia 09/10/2018, retirou dos órgãos públicos, de todas as esferas (Municipais, Estaduais e Federais), a exigência do cidadão em apresentar documento assinado com firma reconhecida, bem como apresentação de cópias autenticadas.

É claro que caberá ao agente administrativo confrontar a assinatura com aquela constante do documento de identidade do signatário, ou estando este presente e assinando o documento diante do agente, lavrar sua autenticidade no próprio documento.

A mesma regra caberá para a autenticação de cópias de documentos onde o agente administrativo, mediante a comparação entre o original e a cópia, atestar a autenticidade.

A solicitação de apresentação de título de eleitor somente será permitida para votação e registro de candidatura.

Portanto, faça seu direito valer. Quando levar documentos á algum órgão público, lembre-se de levar, além da cópia, o original para que o agente administrativo possa fazer a conferencia e lhe dar validade.

Documentos assinados, somente poderão ser exigidas o reconhecimento de firmas se não assinados pessoalmente, junto ao agente administrativo.

A lei também prevê a simplificação de atos e procedimentos administrativos dentro dos próprios órgãos públicos com a criação do selo de desburocratização.

Veja também...

24/11/2021

Indicou, cadastrou, ganhou!

Agora você pode indicar um imóvel para locação para nós, e ao ser cadastrado em nossa carteira de imóveis você ganha R$100,00* por imóvel indicado.   Para começar a indicar é fácil! Primeiro, você indica um contato que possui um imóvel para locação. Logo em seguida, nós entramos em contato com a sua indicação. Se […]

Leia mais
26/12/2017

Confraternização 2017 da Sassi Imóveis

Leia mais
29/08/2016

Passos para a contratação do seguro-fiança locatício Porto Seguro

Passo 1. Encontrar o imóvelEncontre seu imóvel! Após encontrar aquele que atenda seus interesses e suas expectativas, você fará contato com a imobiliária e verificará as condições para a locação do mesmo. Passo 2. Análise cadastralEncontrado seu imóvel, solicite ao Corretor de Seguros a relação de documentos necessários à análise para a contratação da apólice […]

Leia mais