Veja aqui quais são os 5 perfis de cliente do mercado de imóveis!

O objetivo deste post é mostrar a importância de conhecer previamente o perfil do cliente imobiliário, suas principais características e como oferecer, exatamente, o que ele procura. Boa leitura!

Para aumentar as chances de fechar bons negócios é preciso personalizar o atendimento. Tudo começa com a atenção e real interesse em proporcionar uma experiência agradável, de forma que o cliente se sinta à vontade para dizer o que procura e o quanto está disposto a gastar com um imóvel.

5 diferentes tipos de clientes do mercado de imóveis e suas principais características

1. Pesquisador

De tanto pesquisar, esse tipo de cliente já chega na imobiliária com um nível de informação maior que alguns outros perfis. Com a certeza de um especialista, ele pode tentar conduzir a negociação a seu favor e causar algum tipo de transtorno.

Para lidar com essas características e converter a negociação em vendas é importante ouvir, pacientemente, tudo o que ele sabe a respeito do mercado e do que ele pretende, usando sua própria pesquisa para mostrar as vantagens de adquirir um determinado imóvel.

2. Sonhador

O perfil do cliente sonhador é de quem não sabe ao certo o que procura ou se tem condições reais de concretizar a compra. Ele pode ser indeciso e hesitar diversas vezes diante das propostas.

É alguém que se vale da criatividade para idealizar o imóvel dos sonhos e que considera diversas características para tentar construir uma imagem perfeita do lar. A paciência é a chave do sucesso no atendimento a esse cliente — mostre a ele todas as possibilidades, aproximando ao máximo o sonho da realidade.

3. Investidor

O cliente de perfil investidor é bastante objetivo e matemático, pois enxerga a compra de um imóvel como oportunidade de negócio. Na maior parte do tempo, ele conduzirá a negociação na tentativa de lucrar com o investimento.

Para atender esse tipo de perfil é essencial que você esteja atualizado sobre o mercado, a economia, as tendências, as modalidades de investimento, as taxas imobiliárias e as técnicas de negociação e vendas.

4. Realista

Esse é o cliente que sabe exatamente o que procura de acordo com seus recursos e possibilidades. Tem um perfil prático e, embora conheça sobre o mercado imobiliário, tende a ouvir sugestões e analisar com cautela as propostas.

Para ter sucesso ao atender um cliente realista, não ofereça nada diferente do que a imobiliária estiver disposta a cumprir, pois ele considera todas as variáveis e só fechará negócio se sentir segurança na oferta.

5. Família

O perfil mais conservador de todos prioriza a segurança, sobretudo se na família os filhos forem crianças. Em muitos aspectos considera o conforto e a comodidade, por isso, tenha em mente opções de lazer, facilidade de locomoção, comércio próximo.

No geral, a decisão será sempre tomada em família, por isso, ao apresentar um imóvel, tente envolver a todos e mostrar as opções para atender às preferências dos adultos e das crianças.

Ao conhecer os perfis de clientes do mercado de imóveis, você consegue ter maior êxito nas suas negociações e melhorar os resultados. Com uma investigação sutil, mas focada, será mais fácil oferecer as opções adequadas.

E se você está a procura de um imóvel a venda, fale com um de nossos corretores, temos o imóvel na medida certa pra você! 

Fonte: Credpago

Veja também...

21/03/2024

Inteligência Artificial para o Mercado Imobiliário: Como a Tecnologia Está Transformando os Processos

A Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma tecnologia inovadora e transformadora em diversos setores da economia, incluindo o mercado imobiliário. A capacidade da IA de processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas do setor que buscam se manter competitivas no mercado. Com o avanço […]

Leia mais
12/07/2023

Novo formato do programa habitacional Minha Casa Minha Vida

O novo formato do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) terá novas regras a partir de julho. O Conselho Curador do FGTS aprovou nesta terça-feira (20) novas medidas para facilitar o acesso aos financiamentos. Com isso, foi aprovada redução de juros e outras medidas propostas pelo Ministério das Cidades, pasta responsável pelo programa. Entre […]

Leia mais
18/04/2023

Imóveis: Mercado está prestes a passar por um novo boom de crescimento?

O mercado de imóveis no Brasil apresenta um cenário otimista com base nos resultados das empresas de capital aberto no primeiro trimestre deste ano, principalmente, aquelas focadas em propriedades com viés mais econômico, como prevíamos no início do mandato do novo governo. Com a possibilidade de queda na taxa básica de juros (Selic) e as […]

Leia mais