01/12/2020 | CATEGORIA:
Mercado Imobiliário
O objetivo deste post é mostrar a importância de conhecer previamente o perfil do cliente imobiliário, suas principais características e como oferecer, exatamente, o que ele procura. Boa leitura!
Para aumentar as chances de fechar bons negócios é preciso personalizar o atendimento. Tudo começa com a atenção e real interesse em proporcionar uma experiência agradável, de forma que o cliente se sinta à vontade para dizer o que procura e o quanto está disposto a gastar com um imóvel.
5 diferentes tipos de clientes do mercado de imóveis e suas principais características
1. Pesquisador
De tanto pesquisar, esse tipo de cliente já chega na imobiliária com um nível de informação maior que alguns outros perfis. Com a certeza de um especialista, ele pode tentar conduzir a negociação a seu favor e causar algum tipo de transtorno.
Para lidar com essas características e converter a negociação em vendas é importante ouvir, pacientemente, tudo o que ele sabe a respeito do mercado e do que ele pretende, usando sua própria pesquisa para mostrar as vantagens de adquirir um determinado imóvel.
2. Sonhador
O perfil do cliente sonhador é de quem não sabe ao certo o que procura ou se tem condições reais de concretizar a compra. Ele pode ser indeciso e hesitar diversas vezes diante das propostas.
É alguém que se vale da criatividade para idealizar o imóvel dos sonhos e que considera diversas características para tentar construir uma imagem perfeita do lar. A paciência é a chave do sucesso no atendimento a esse cliente — mostre a ele todas as possibilidades, aproximando ao máximo o sonho da realidade.
3. Investidor
O cliente de perfil investidor é bastante objetivo e matemático, pois enxerga a compra de um imóvel como oportunidade de negócio. Na maior parte do tempo, ele conduzirá a negociação na tentativa de lucrar com o investimento.
Para atender esse tipo de perfil é essencial que você esteja atualizado sobre o mercado, a economia, as tendências, as modalidades de investimento, as taxas imobiliárias e as técnicas de negociação e vendas.
4. Realista
Esse é o cliente que sabe exatamente o que procura de acordo com seus recursos e possibilidades. Tem um perfil prático e, embora conheça sobre o mercado imobiliário, tende a ouvir sugestões e analisar com cautela as propostas.
Para ter sucesso ao atender um cliente realista, não ofereça nada diferente do que a imobiliária estiver disposta a cumprir, pois ele considera todas as variáveis e só fechará negócio se sentir segurança na oferta.
5. Família
O perfil mais conservador de todos prioriza a segurança, sobretudo se na família os filhos forem crianças. Em muitos aspectos considera o conforto e a comodidade, por isso, tenha em mente opções de lazer, facilidade de locomoção, comércio próximo.
No geral, a decisão será sempre tomada em família, por isso, ao apresentar um imóvel, tente envolver a todos e mostrar as opções para atender às preferências dos adultos e das crianças.
Ao conhecer os perfis de clientes do mercado de imóveis, você consegue ter maior êxito nas suas negociações e melhorar os resultados. Com uma investigação sutil, mas focada, será mais fácil oferecer as opções adequadas.
E se você está a procura de um imóvel a venda, fale com um de nossos corretores, temos o imóvel na medida certa pra você!
Fonte: Credpago