28/03/2018 | CATEGORIA:
Dica Imobiliária
É comum nos dias de hoje, pessoas ficarem surpresas quando pedem uma avaliação do valor de venda de seus imóveis, comprados entre 2011 a 2014. Quando recebem o valor do preço de venda avaliado pelos corretores, os proprietários geralmente se decepcionam com o resultado, esperando que a venda de seu imóvel no mínimo empate com o valor despendido na hora da compra.
O que acontece é o seguinte, essa variação, as vezes significativa de preço de venda com o valor pago, deve-se não somente a crise econômica vivenciada pelo país nos últimos anos, que afetou o mercado imobiliário negativamente, mas também a chamada bolha imobiliária ocorrida nos anos de valorização dos imóveis, mais especificamente iniciado em 2011 até o agravamento da situação financeira do Brasil. Nesse período de “ouro” para os imóveis, os preços saíram um pouco da realidade devido a alta demanda e a grande oportunidade de investimento que os imóveis representavam na época, gerando o que chamamos de “bolha” no mercado financeiro.
Quem adquiriu um imóvel nesse período de supervalorização, pagou um preço muito acima do que o mercado está disposto a pagar atualmente, devido à grande oferta e baixa demanda. Mesmo levando em consideração as modificações feitas no imóvel, como colocação de pisos, acabamentos de qualidade, armários e etc., dificilmente o preço pago na compra durante esses anos de bolha será revertido hoje em lucro.
Então se você se enquadra nessa situação, na qual comprou seu imóvel no período mencionado e pretende vende-lo hoje para obter lucro, o que deve fazer? Bom, obviamente conseguir fechar um negocio lucrativo não vai ser fácil, porém o que posso aconselhar é:
1-) Aguardar uma melhora da situação do mercado Imobiliário
Como dito no artigo anterior que escrevi, o mercado vem melhorando lentamente e os valores dos imóveis vem acompanhando gradativamente esse processo. Então se possível aguarde para ofertar seu imóvel ao mercado e não tenha pressa de vende-lo caso queira fechar um negócio lucrativo.
2-) Tentar negociar seu Imóvel como parte do pagamento para compra de outro Imóvel se a sua intenção na venda de sua propriedade é para adquirir outra; tente negociar seu imóvel como parte do pagamento na compra, estipulando como valor o preço que pagou no momento da aquisição. Geralmente dessa forma é mais provável que o vendedor aceite o valor que você está pedindo no imóvel que pretende dar como parte do pagamento, reduzindo suas perdas.
Lembre-se também que você não foi o único afetado pela oscilação do mercado imobiliário, então, na hora da negociação leve em conta que suas expectativas muitas vezes não condizem com a realidade de hoje, assim também ocorre com a outra parte interessada. Chegar a um comum acordo que agrade na medida do possível ambos, será um processo de ceder à alguns fatores aos quais você não esperava, mas isso é um processo natural do mercado de imóveis que assim como todos os outros setores da economia está suscetível a mudanças positivas e negativas.
Lucas Jacon
CRECI: 184761