Vai comprar um imóvel? Veja 7 perguntas para fazer ao corretor

7 perguntas importantes para fazer ao corretor de imóveis

Entre as visitas e a efetivação do negócio é importante levantar tudo sobre o imóvel e as características da região. É o momento de deixar o entusiasmo de lado e fazer um checklist sobre o que precisa saber para negociar com segurança. 

Veja perguntas importantes que não podem faltar!

1. Formas de pagamento

O primeiro assunto a ser abordado após se interessar por um imóvel é sobre as formas de pagamento. Evidentemente, o pagamento à vista sempre proporciona condições mais vantajosas, mas se o financiamento for necessário é importante entender o tempo e valor das parcelas para organizar seu orçamento.

2. Margem de negociação

É sempre possível negociar um melhor preço, sobretudo, se você tiver a intenção de pagar à vista ou dar um valor considerável de entrada no financiamento. A margem possibilita que você faça a contraproposta e compre seu imóvel com um bom desconto.

3. Vizinhança

O comportamento dos vizinhos pesa bastante na convivência diária, seja em casa ou apartamento. Por esse motivo, questione o corretor sobre o perfil e estilo de vida dos moradores.

4. Segurança

A segurança é outro fator importante e você deve questionar sobre como é a iluminação e policiamento na região. É fundamental pesquisar o histórico do bairro para certificar que é um lugar seguro.

5. Taxas a pagar

Pergunte quais são as possíveis taxas aplicadas durante o processo de emissão da documentação e financiamento, para evitar surpresas que podem causar impacto no orçamento e até atrasar a compra do imóvel.

6. Vaga de garagem

Essa questão não pode faltar na hora da negociação, pois em muitas famílias é comum ter mais de um carro e a garagem deve comportar todos. Alugar uma garagem ou deixar o veículo na rua pode trazer contratempos e prejuízos.

7. Posição do sol em relação ao imóvel

Questionar e verificar a posição do sol é uma estratégia inteligente para entender o dimensionamento da luz e temperatura no interior do imóvel, para saber se será um incomodo e como influencia no consumo de energia.

Informações prévias evitam surpresas e frustrações

As consequências de comprar um imóvel sem saber todos os detalhes sobre ele são sérias e podem fazer um momento de realização e felicidade se tornar uma sucessão de sequências frustradas.

Portanto, toda informação é muito importante para ter certeza das decisões e garantir um bom negócio. Considere o seu planejamento de vida, pois, comprar um imóvel é uma conquista que merece uma total sintonia com as expectativas.

Fonte: Credpago 

Veja também...

11/08/2022

Diferença de laudo e avaliação verbal de imóveis

Provavelmente um dia, você irá precisar de um serviço de laudo ou avaliação verbal. Seja para compra, venda, inventário ou para outras necessidades que envolvam valores de um imóvel. A diferença entre laudo e avaliação verbal de um imóvel, está entre ter algo apenas “falado” e o outro “documentado” e validado por um profissional. O […]

Leia mais