O Governo de São Paulo anuncia um grande impulso na construção de moradias, com um investimento significativo de R$ 5,26 bilhões. Este pacote abrange a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios de todas as regiões do Estado. Parte desse investimento será direcionado para o programa Vida Longa, que tem como foco o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, em parceria com os municípios. Além disso, haverá aporte de Cartas de Crédito Imobiliário, todas ações do programa Casa Paulista.
Na região, Limeira receberá 360 moradias, Cordeirópolis 28 e Santa Bárbara d’Oeste 33. Com esses novos subsídios, a atual gestão atingirá 60.632 aportes em 16 meses, representando um desempenho 18% superior ao registrado em toda a história do programa. Este anúncio demonstra um compromisso significativo do governo com a questão habitacional e o acolhimento de grupos vulneráveis, além de impulsionar a economia e a geração de empregos na construção civil em todo o estado de São Paulo. Serão 200 novas moradias em Limeira no empreendimento denominado de Monte Sinai, no bairro Geada atraves de parcerias entre Estado e Empresas Privadas, Cartas de Credito Associativo.
Oque é o Programa Vida Longa?
O Programa Vida Longa consiste na construção de moradias especialmente projetadas para pessoas idosas, levando em conta os parâmetros do desenho universal, em núcleos horizontais de até 24 unidades, com centro de convivência e área de lazer. Esses núcleos contarão com permanente acompanhamento social visando atender às necessidades e promover o bem-estar dos idosos. Os objetivos principais são: viabilizar moradia digna para o idoso independente, prevenir o asilamento e fortalecer o protagonismo dos municípios em seu papel de provedores e articuladores dos serviços necessários à atenção integral ao idoso
Quem pode Participar?
Os idosos deverão:
- ter 60 anos ou mais;
- ser independentes para a realização das tarefas diárias;
- possuir renda mensal de até dois salários mínimos;
- não possuir vínculos familiares sólidos ou ser sós;
- morar há pelo menos dois anos no município.
Casais idosos em situação de vulnerabilidade social também poderão ser atendidos.
As Prefeituras Municipais são as responsáveis pela identificação e seleção dos beneficiários. Portanto, os interessados devem procurar as Prefeituras para acessar o Programa.
Para mais informações acesse: https://cdhu.sp.gov.br/programas-habitacionais/provisao-de-moradias/programa-vida-longa