Mercado imobiliário retoma crescimento e prepara novos investimentos para 2020

A construção civil foi um dos setores que puxou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. No 3° trimestre de 2019 o PIB do setor teve alta de 1,3%, o que incrementou o resultado de crescimento de 0,6% no PIB do País, em relação ao 2º trimestre do mesmo ano, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) a construção responde por mais de 50% dos investimentos nacionais.

Ainda que lento e moderado, o crescimento tira o setor, que é um dos motores da economia brasileira, do ciclo de queda e o assegura ao retorno da rota do crescimento. Esse movimento, aliado a baixa dos juros, que consequentemente gera ampliação no crédito, já tem animado as empresas do setor que preparam novos lançamentos e vislumbram um 2020 com mais força nas vendas. O movimento também deve contribuir com a geração de mais emprego e renda, em um novo e esperado círculo virtuoso.

Segundo o engenheiro Rafael Roriz, gerente de desenvolvimento imobiliário do Grupo Toctao, a empresa está com boas expectativas para 2020, apostando na retomada gradativa da economia. “A queda dos juros melhorou a oferta de crédito e a aprovação das reformas estruturantes está trazendo de volta os investimentos, o emprego e a confiança do consumidor”, avalia. Neste ano, até o mês de outubro, a atividade gerou mais de 124 mil postos de trabalho com carteira assinada no País e em Goiás mais de 4.500 novas vagas de trabalho, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na visão de Roriz, o comportamento do mercado em 2019 superou as expectativas. Com atuação em todo o Brasil, o Grupo realizou lançamento de três empreendimentos horizontais nas cidades de Goiânia-GO, Atibaia-SP e Campina Grande-PB; além de dois empreendimentos inseridos no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) um em Goiânia e outro em Jacareí-SP. Até novembro, a empresa comercializou cerca de 650 lotes nos condomínios horizontais e cerca de 500 unidades habitacionais nos empreendimentos populares lançados em 2019. “No momento que vivemos de pós-crise e lenta recuperação do mercado, não esperávamos que as vendas pudessem atingir o patamar que foi alcançado”, observa.

Um dos lançamentos mais recentes da empresa em Goiânia, o condomínio horizontal de alto padrão Plateau d’Or, situado na região Leste da cidade, ao lado do condomínio Alphaville, por exemplo, alcançou mais de 70% de comercialização dos lotes disponibilizados somente no final de semana do lançamento.

Só para este empreendimento, que teve as obras iniciadas em outubro, serão investidos R$ 100 milhões para construção de toda infraestrutura e urbanização da área de 1,6 milhões de metros quadrados. Um de seus diferenciais é a implantação de uma centralidade comercial, chamada de “hub humano”, com 185 mil m² aberta ao público pautada em cinco pilares focados nas áreas educacional, saúde, serviços, comércio e cultura.

Novos projetos

Na avaliação do gerente de desenvolvimento imobiliário, Rafael Roriz, com a retomada da economia, as vendas em todos segmentos devem melhorar, mas naturalmente alguns segmentos crescerão mais dependendo da oferta e da demanda de cada região. Para ele, os projetos verticais e de uso misto têm muito espaço para crescer em algumas regiões; os horizontais já têm demonstrado força no mercado de Goiânia e devem continuar tendo alta demanda; já os imóveis populares poderão aquecer o mercado, principalmente, se o governo federal conseguir destinar recursos para os projetos de interesse social (PMCMV).

Para 2020, o Grupo está com a previsão de lançamentos de dois empreendimentos verticais, ambos em Goiás; sete condomínios horizontais nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo e mais quatro projetos do Minha Casa Minha Vida em Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Como tendência de destaque para os novos projetos imobiliários, Rafael destaca os serviços e tecnologias que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Quem conseguir agregar serviços, tecnologias e conectividade que possam de fato melhorar a comodidade, a segurança e, principalmente, criar experiências inovadoras para seus clientes, certamente conseguirá obter sucesso com seus projetos”, afirma.

Fonte: Surgiu®

Veja também...

21/03/2024

Inteligência Artificial para o Mercado Imobiliário: Como a Tecnologia Está Transformando os Processos

A Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma tecnologia inovadora e transformadora em diversos setores da economia, incluindo o mercado imobiliário. A capacidade da IA de processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas do setor que buscam se manter competitivas no mercado. Com o avanço […]

Leia mais
12/07/2023

Novo formato do programa habitacional Minha Casa Minha Vida

O novo formato do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) terá novas regras a partir de julho. O Conselho Curador do FGTS aprovou nesta terça-feira (20) novas medidas para facilitar o acesso aos financiamentos. Com isso, foi aprovada redução de juros e outras medidas propostas pelo Ministério das Cidades, pasta responsável pelo programa. Entre […]

Leia mais
18/04/2023

Imóveis: Mercado está prestes a passar por um novo boom de crescimento?

O mercado de imóveis no Brasil apresenta um cenário otimista com base nos resultados das empresas de capital aberto no primeiro trimestre deste ano, principalmente, aquelas focadas em propriedades com viés mais econômico, como prevíamos no início do mandato do novo governo. Com a possibilidade de queda na taxa básica de juros (Selic) e as […]

Leia mais