Escritura Pública

Vocês se lembram do tema que já tratamos aqui: “Só é dono quem registra”?

Pois bem, para que se proceder ao registro de uma aquisição de bem, oneroso (ex. compra e venda) ou gratuito (ex. doação), é necessário que se tenha uma Escritura Pública, lavrada em cartório de Notas, com a presença das partes envolvidas.

Através da Escritura Pública, que é o instrumento jurídico pelo qual declara-se a vontade de celebração de um negocio jurídico, perante um Tabelião.

No caso de Escritura Pública de compra e venda, ou doação de imóveis, as partes declaram as formas da aquisição (onerosa ou gratuita), cláusulas de responsabilidades e restritivas, quando o caso, dentre outros pontos que delimitam o negócio jurídico. Quando há Instrumento particular anterior à escritura, esse pode ser usado como base.

Embora o Instrumento Particular de compra e venda, chamado popularmente de “Contrato de Gaveta”, tenha validade jurídica, e dependa de reconhecimento Judicial para tal; é com a Escritura Pública que o comprador adquire a propriedade Plena do imóvel. Após o registro da Escritura na Matrícula do imóvel, poderá dizer que é dono do bem.

Por se tratar de declaração de vontade, são diversos casos que podem ser lavrados em Escritura Públicas, são eles: Compra e venda de bens imóveis, doações, Divórcio Consensual, Inventário, Declaração de paternidade, Cessão de direitos,  Confissão de Dívida, etc. Alguns atos, como Divórcio e Inventário, são tratados por leis específicas que autorizam a lavratura em Cartório de Notas, e necessitam da presença de um advogado.

Importante salientar que, assim como o advogado e o corretor de imóveis, a Escritura Pública deve ser lavrada no Cartório de Notas de sua confiança, não existindo pré-determinação como acontece com o Cartório de Registro de Imóveis.

Sempre que houver dúvida, procure um profissional, capacitado, de sua confiança, para que lhe esclareça.

Gabriela Jacon Sassi

OAB/SP 240.125

Veja também...

31/03/2025

Por que comprar um apartamento na planta? Conheça as vantagens e conte com a Sassi para encontrar o ideal para você!

Se você está pensando em comprar um apartamento na planta, essa pode ser uma excelente oportunidade para investir com condições facilitadas e garantir um imóvel valorizado no futuro. Além da possibilidade de personalização, os imóveis na planta oferecem benefícios que podem fazer toda a diferença na sua decisão.   E para fazer um bom negócio com segurança, […]

Leia mais
26/03/2025

Imóvel parado é dinheiro perdido! Transforme seu patrimônio em renda com a Sassi

Se você tem um imóvel parado em Limeira e ainda não decidiu o que fazer com ele, saiba que tempo parado significa dinheiro perdido. Um imóvel sem uso não apenas deixa de gerar renda, como também pode trazer despesas com manutenção, impostos e taxas. Não deixe seu patrimônio estagnado! A melhor forma de valorizar seu investimento é colocando-o para alugar […]

Leia mais
21/03/2025

Balneário Camboriú e Sinop: Duas das Melhores Cidades para Investimento Imobiliário no Brasil

Se você está buscando um investimento imobiliário seguro e altamente rentável, Balneário Camboriú (SC) e Sinop (MT) são dois destinos estratégicos que vêm chamando atenção no mercado. Apesar de estarem em regiões diferentes do país, ambas as cidades possuem um forte crescimento econômico, alta demanda por imóveis e grande valorização imobiliária, tornando-se opções ideais para investidores que […]

Leia mais