Dos Contratos de Locação de Imóveis e Direito Sucessório

A Locação de imóvel urbano regida pela Lei nº 8425 de 1991, “é o contrato pelo qual uma das partes (locador), mediante remuneração para pelo outra (locatária), se compromete a fornecer-lhe, durante certo lapso de tempo, determinado ou não, o uso e o gozo de imóvel destinado à habitação, à temporada ou à atividade empresarial” 1


Assim, como disposto temos duas figuras que iremos tratar aqui: Locador e Locatário, e como ocorre a sucessão em cada uma delas.


A iniciar pelo locador, em caso de falecimento, a locação transmite-se aos herdeiros. Por se tratar de contrato de locação, não é intuitu personae (que segue a pessoa), ou seja, não será extinta a locação.
Com a morte do locador, enquanto a partilha não for realizada concluída, o responsável, não só pelo recebimento dos alugueres, mas também pelos assuntos que pertinentes a locação, será o inventariante, que é o administrador do espólio.
Sendo assim, a locação prossegue-se com os herdeiros, que devem respeitar o contrato.


Para o caso de falecimento do Locatário, a regra permanece. Por ser um contrato sem intuitu personae, os direitos e obrigações são transmissíveis aos sucessores. Os sucessores legítimos são os determinados pelo art. 11 da Lei de locações.
Em tese, segue-se a locação pelo cônjuge ou companheiro sobrevivente, e, sucessivamente, os herdeiros necessários, desde que residam no imóvel. Para as locações com finalidade não residencial, serão sub-rogados o espólio ou sucessor do negócio.
Assim, podemos esclarecer que, a sucessão da locação é determinada para que haja uma proteção à família do Locatário falecido. Sendo assim, aqueles que o sucederem serão responsáveis solidariamente com ele, pelo contrato, ou seja, pelo pagamento dos alugueis e encargos contratuais assumidos pelo espólio.


No caso de nenhuma das pessoas elencadas pela lei residir no prédio locado, finda estará a locação.
Portanto, para que a sucessão ocorra, tanto para locador como para locatário, da forma correta, necessário que os sucessores da parte falecida procurem a outra parte para apresentação da documentação necessária a regularização da Locação, evitando quebra de contrato por infração contratual, inclusive com aplicação de multa, caso tenha sido estipulada em contrato.

[1] DINIZ, Maria Helena. Lei de Locações de Imóveis Urbanos Comentada. 2008. Editora Saraiva. Pag. 3.

GABRIELA JACON SASSI
Advogada. OAB/SP nº 240.125

Veja também...

17/04/2024

Melhores Opções de Bairros para se Morar em Limeira

Limeira, localizada no interior de São Paulo, é uma cidade que oferece uma excelente qualidade de vida para seus moradores. Com uma infraestrutura completa, opções de lazer, educação e saúde, a cidade se destaca como um ótimo lugar para viver. Para quem está em busca de um novo lar em Limeira, é importante conhecer os […]

Leia mais
28/03/2023

Investir em imóveis: vantagens e opção de alto padrão em Limeira com o Alto Di Milano 

Investir em um imóvel é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar. Isso se dá pelo fato de que o mercado imobiliário apresenta uma série de vantagens para aqueles que desejam investir em uma propriedade, como a valorização do imóvel, segurança financeira e a possibilidade de gerar renda com aluguel. Uma das grandes […]

Leia mais
21/10/2022

STJ autoriza penhora de 15% de salário para quitar dívida de aluguel

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou a penhora de 15% da remuneração bruta de devedor que, além de ter uma renda considerada alta, adquiriu a dívida na locação de imóvel residencial. Para o colegiado, a penhora nesse percentual não compromete a subsistência do devedor, não sendo adequado manter a impenhorabilidade no caso […]

Leia mais