Da Usucapião Especial Urbana

Para falarmos de Usucapião Especial, primeiramente, precisamos definir  O QUE É USUCAPIÃO.

De forma simples, adotamos  que a Usucapião é uma forma de aquisição do domínio ou de um direito real sobre coisa alheia, mediante posse mansa e pacífica, durante um tempo estabelecido em lei. Ou seja, é uma forma de aquisição de propriedade, em regra, de forma gratuita.

Pode-se acrescentar outros elementos, como o justo título, boa fé, entre outros, de acordo com cada espécie de Usucapião, mas o tempo e a posse são elementos essenciais para qualquer espécie.

A USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA  é tratada no art. 1240 do Código Civil Brasileiro e é conferida ao possuidor de área urbana, de até 250 metros quadrados, por no mínimo 5 anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia e/ou de sua família, e não possua outro imóvel.

Portanto, podemos esclarecer que, possuir a posse mansa e pacífica, não onerosa, de imóvel por pelo menos de 05 (cinco) anos, não possua outro imóvel em seu nome, poderá requerer a Usucapião Especial Urbana.

Há que se atentar que, condição para essa concessão é também não ter usufruído desse benefício mais de 1 vez.

Há ainda que ressaltar que, a posse tem que ser mansa, ou seja, aceita pelo proprietário do imóvel, sem oposição. Essa oposição pode ocorrer durante o processo de usucapião, dependendo do entendimento jurisprudencial.

A Lei não especifica se há necessidade de benfeitorias, porém, diz que ter que ser destinado à sua moradia. Ainda, deixa claro que a posse tem que ser ininterrupta, por 05 anos, ou seja, o possuidor ou sua família devem residir ali por 05 anos, sem ter deixado o imóvel.

Há outros tipos de usucapião, como a extraordinária, a ordinária e a especial Rural. Elas, em regra, se diferem do tempo e da forma. Lembrando sempre que ao sinal de dúvidas se o seu caso se encaixa em qualquer das espécies de Usucapião, você deverá procurar um advogado, de sua confiança, para solucionar os problemas.

Gabriela Jacon Sassi

OAB/SP nº 240.125

Advogada, especialista em Direito Imobiliário,  Direito Civil e Processual Civil.

Veja também...

31/03/2025

Por que comprar um apartamento na planta? Conheça as vantagens e conte com a Sassi para encontrar o ideal para você!

Se você está pensando em comprar um apartamento na planta, essa pode ser uma excelente oportunidade para investir com condições facilitadas e garantir um imóvel valorizado no futuro. Além da possibilidade de personalização, os imóveis na planta oferecem benefícios que podem fazer toda a diferença na sua decisão.   E para fazer um bom negócio com segurança, […]

Leia mais
26/03/2025

Imóvel parado é dinheiro perdido! Transforme seu patrimônio em renda com a Sassi

Se você tem um imóvel parado em Limeira e ainda não decidiu o que fazer com ele, saiba que tempo parado significa dinheiro perdido. Um imóvel sem uso não apenas deixa de gerar renda, como também pode trazer despesas com manutenção, impostos e taxas. Não deixe seu patrimônio estagnado! A melhor forma de valorizar seu investimento é colocando-o para alugar […]

Leia mais
21/03/2025

Balneário Camboriú e Sinop: Duas das Melhores Cidades para Investimento Imobiliário no Brasil

Se você está buscando um investimento imobiliário seguro e altamente rentável, Balneário Camboriú (SC) e Sinop (MT) são dois destinos estratégicos que vêm chamando atenção no mercado. Apesar de estarem em regiões diferentes do país, ambas as cidades possuem um forte crescimento econômico, alta demanda por imóveis e grande valorização imobiliária, tornando-se opções ideais para investidores que […]

Leia mais