DA FIANÇA LOCATÍCIA

A figura do fiador aparece como garantidor da obrigação, onde uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso esse não a cumpra (art. 818 do Código Civil). É um exemplo típico de garantia pessoal, na qual o fiador poderá responder, com seu patrimônio, o adimplemento das obrigações assumidas.

O contrato de fiança somente é permito da forma escrita, e não há interpretação extensiva, ou seja, aquilo que não está escrito não é de responsabilidade do fiador.

Por ser acessório, o contrato de fiança acompanha o principal, que é o contrato de locação. A responsabilidade do fiador só se encerra com o término do contrato de locação. Mas, fique atento, a locação somente se encerra com a desocupação do imóvel locado (art. 39 da Lei de Locações de imóveis Urbanos), seja de forma amigável ou judicial.

O prazo do contrato, que geralmente é de 30 meses, para locações residenciais, não significa que foi encerrado. Ele pode ser renovado de forma automática, assim como a fiança, sem a necessidade de confecção de um novo contrato. Portanto, enquanto o inquilino estiver no imóvel, e o fiador não tiver requerido sua exoneração, a garantia é válida, e pode ser cobrada.

Porém, caso o fiador, ao final do prazo contratual não queira mais ser garantidor daquela locação, deverá ele promover a exoneração, através de notificação a ser enviada ao Locador e Locatário, informando sua intenção, nos termos do inciso X, do art. 40 da Lei de Locações.

O fiador que pagar integralmente a dívida, fica sub-rogado nos direitos do credor, e poderá reavê-la do devedor inicial, caso queira.

Ademais, cumpre lembrar que, a fiança locatícia é uma das exceções da proteção dada ao Bem de família, ou seja, o imóvel de propriedade do fiador, mesmo que seja único, e utilizado para a residência da família, poderá ser penhorado para pagamento da dívida assumida.

Diferentemente do que se pensa, o fiador não é apenas uma figura, ele é responsável pelo cumprimento das obrigações assumidas em contrato de Locação caso o devedor não cumpra, e por isso deve fique atento ao que assumiu, e ainda, cobrar do seu garantido o cumprimento dessas obrigações, pois, caso contrário, o fiador irá responder por elas.

GABRIELA JACON SASSI

OAB/SP nº 240.125

Veja também...

24/10/2025

Manutenção Sassi Imóveis: o cuidado que preserva valor e oferece tranquilidade para proprietários e inquilinos.

Na Sassi Imóveis, sabemos que um imóvel bem cuidado faz toda a diferença, tanto para quem mora quanto para quem investe. Por isso, oferecemos um serviço de manutenção especializada, rápido, eficiente e pensado para preservar seu patrimônio e garantir sua tranquilidade.   Por que a manutenção é tão importante no mercado imobiliário Manter um imóvel em […]

Leia mais
03/10/2025

Jardim Mosaico Fase 2: seu lote ideal na região de Limeira para viver bem e investir certo.

Se você está buscando um loteamento planejado que una localização estratégica, infraestrutura completa e alto potencial de valorização, o Jardim Mosaico – Fase II, em Limeira, é uma das oportunidades mais promissoras de 2025 no interior de São Paulo. Chamado de atenção: por que esse empreendimento faz sentido exatamente agora A região de Limeira e Cordeirópolis […]

Leia mais
30/08/2025

Antecipe até 24 meses de aluguel e alavanque seu patrimônio com a CashGo

Você, proprietário, já imaginou transformar seus recebíveis em capital imediato e começar novos projetos, reformas ou quitar dívidas sem esperar mês a mês? Com a Sassi Imóveis, isso agora é realidade e com benefícios exclusivos fornecido pela CashGO.   Porque essa oportunidade faz toda a diferença para você Antecipação ágil e prática: receba em até 24 […]

Leia mais