22/07/2019 | CATEGORIA:
Mercado Imobiliário
A Caixa Econômica Federal pretende reduzir a taxa de juros em até 31,5% do financiamento imobiliário. Neste momento, a estatal detém cerca de 70% do mercado do crédito imobiliário. Contudo, a Caixa ainda depende de autorização do Banco Central do Brasil para que possa anunciar formalmente essa medida. Entenda. Como em outras oportunidades, outras instituições também podem baixar as taxas para evitar a perda de clientes.
Crédito imobiliário: Caixa pretende baixar para 6% ao ano a taxa de juros
De acordo com a Folha de São Paulo, o banco vai reajustar os contratos pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Atualmente, a correção é feita pela TR (Taxa Referencial), que hoje está zerada. Os bancos costumam cobrar um adicional que varia de 8,5% a 9,5%.
Através da implementação da mudança, a Caixa pretende reajustar os preços pela inflação medida pelo IPCA, que deve fechar o ano próxima dos 3,82%. Contudo, a taxa adicional ainda deverá ser discutida, e poderá variar de 2% a 3%. Por este motivo, o percentual total pode ficar em 6%.
Entretanto, o Banco Central ainda avalia o pedido de mudança dos indexadores. Aliás, caso a nova regra seja aprovada, valerá somente para novos contratos, não sendo possível migrar de um para outro.
Este ano, a Caixa anunciou a redução de 1,25% nas taxas de juros para o financiamento imobiliário concedido através de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, que atualmente corresponde a aproximadamente 40% do total de financiamentos.
Fonte: Folha de São Paulo