Aprenda o que é o Índice de Valorização Imobiliária e como calcular

Como ocorre o fenômeno da valorização de imóveis?

A valorização de imóveis ocorre, basicamente, por mudanças no próprio imóvel, no mercado como um todo ou no entorno onde o imóvel está localizado, fazendo com que o valor do empreendimento aumente.

Além disso, geralmente estes preços são regidos pela lei da oferta e da procura, em que se leva em conta a disponibilidade do empreendimento e a demanda por ele.

Fatores de valorização de imóveis

Como falamos acima, a valorização de imóveis tem diversas influências externas. Por isso, separamos aqui as principais delas para que você entenda melhor esses aspectos.

Segurança

A segurançaem um imóvel é um dos fatores que mais interferem na sua valorização. Câmeras 24 horas, porteiros, chaves com segredo e elevadores com códigos têm incidência direta no valor do imóvel. 

Metragem

Um imóvel maior tem também um preço mais elevado. Porém, vale lembrar que outros fatores como a região em que ele se encontra tem impacto na valorização do imóvel, uma vez que cada local tem um valor médio por metro quadrado.

Localização

Como falamos acima, a localizaçãotambém é um fator que incide diretamente na valorização de imóveis.

Além da região em si, outras questões influenciam o preço do empreendimento, como a proximidade de centros comerciais e hospitais, acesso fácil a vias estratégicas da cidade, oferta de transporte público e taxa de criminalidade, por exemplo.

Conservação

Por fim, podemos pontuar conservação do imóvel como outro ponto primordial para a valorização de um imóvel.

Locais sem manutenção ou mais antigos podem dar sinais de desgaste e problemas como mofo, infiltrações e outras questões hidráulicas podem diminuir o valor, enquanto acabamentos mais luxuosos, opções de lazer e vagas de garagem impactam positivamente no cálculo.

O que é o índice de valorização de imóveis?

A valorização de imóveis pode ser percebida comparando-se o valor de um imóvel no mercado e o valor da sua aquisição e avaliação prévia.

Para ter uma noção mais clara sobre essas variações, existem alguns indicadores desenvolvidos especificamente para este fim. Entre eles podemos citar o Índice FipeZap, o Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial e o Índice Geral de Preços Imobiliários.

Como funciona o índice de valorização de imóveis?

Os índices de valorização de imóveis agrupam os dados de segmento do mercado imobiliário. Para entender melhor como funcionam veja logo abaixo!

Índice FipeZap

O FipeZap, ou Índice Fipezap de Preços de Imóveis Anunciados, foi desenvolvido especialmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e pelo portal Zap Imóveis.

Este índice de valorização leva em conta os valores ofertados nos anúncios feitos no site e também em outras fontes na internet. A periodicidade dele é mensal e costuma levar em consideração mais de 500.000 ofertas para fazer a análise.

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial, ou IGMI-C, foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Este indicador de valorização busca retratar a elevação e o rendimento das aplicações que estão relacionadas com imóveis comerciais e, para isso, coleta informações sobre o mercado, sobre gestores de carteiras, imobiliárias, entre outros.

Índice Geral de Preços Imobiliários

O Índice Geral de Preços Imobiliários ou IGMI-R também é calculado pelo Ibre/FGV e pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Este indicador calcula apenas a valorização de imóveis comerciais por meio de imóveis financiados nos bancos.

Veja também...

28/03/2023

Investir em imóveis: vantagens e opção de alto padrão em Limeira com o Alto Di Milano 

Investir em um imóvel é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar. Isso se dá pelo fato de que o mercado imobiliário apresenta uma série de vantagens para aqueles que desejam investir em uma propriedade, como a valorização do imóvel, segurança financeira e a possibilidade de gerar renda com aluguel. Uma das grandes […]

Leia mais
21/10/2022

STJ autoriza penhora de 15% de salário para quitar dívida de aluguel

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou a penhora de 15% da remuneração bruta de devedor que, além de ter uma renda considerada alta, adquiriu a dívida na locação de imóvel residencial. Para o colegiado, a penhora nesse percentual não compromete a subsistência do devedor, não sendo adequado manter a impenhorabilidade no caso […]

Leia mais
11/03/2022

Como é a Cidade Universitária em Limeira?

A Cidade Universitária em Limeira, é um bairro que ganhou esse nome devido à proximidade da Faculdade Unicamp. Dessa forma, também possui grande concentração de jovens que chegam à cidade para estudar. Assim, é um bairro jovem e com diversos condomínios residenciais. Aliás, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp é uma das unidades da […]

Leia mais