25/07/2018 | CATEGORIA:
Dica Imobiliária
De acordo com o Procon, buscar uma empresa confiável é o primeiro passo. O órgão também destaca que nunca se deve pagar qualquer quantia antes do contrato.
Na última sexta-feira conforme a Gazeta de Limeira mostrou, dois homens foram presos ao tentar aplicar o golpe.
A vitima viu o anúncio em um poste e entrou em contato com os golpistas. Uma parte do dinheiro foi paga naquele dia, mas o homem desconfiou e acionou a Guarda Civil Municipal.
O coordenador do Procon, Fabricio Gimenez, que esse é um caso exclusivo para a polícia. No entanto, é possível se prevenir com algumas dicas. A primeira é procurar por uma empresa regulamentada do setor. “É a empresa que dará todas as garantias para que o aluguel ocorra da maneira adequada”.
Ele cita que, quando o aluguel ocorre de maneira particular, ou seja, sem uma imobiliária, o órgão não tem como interferir caso haja algum prejuízo, pois não é considerada uma relação de consumo. “Nesse caso não é uma situação entre fornecedor e consumidor e, sim, entre duas pessoas. Para que haja o cuidado com o consumidor, é preciso buscar uma empresa do ramo”.
Outra dica é olhar com cautela toda documentação e visitar o local. Não fechar o negócio por telefone ou aplicativo de mensagens. E mesmo assim, a orientação é não pagar nada antes da assinatura dos documentos. No caso dos golpistas, eles pediam dinheiro para “segurar o imóvel”.
Nenhuma quantia em dinheiro deve ser paga antes de os documentos estarem em ordem. Também é importante fazer pesquisas para saber se não há nada constando contra aquele imóvel que vá prejudicar a vida do locatário.
Fonte: Gazeta de Limeira