8 melhores dicas de como fazer a decoração de apartamento alugado

1. Invista em tapetes e revestimentos

Em apartamentos alugados, dificilmente você encontrará o piso mais agradável aos olhos e ao tato. Em geral, eles são uma fonte de reclamação comum à maioria dos inquilinos, mas, nem por isso precisa ser um motivo determinante para deixar de alugar um imóvel.

Existem soluções muito eficazes para contornar esse problema e uma delas são os pisos flutuantes de madeira ou vinílicos, que podem ser colocados sobre o piso original, por meio de encaixe. Na hora de entregar o imóvel ao proprietário, basta removê-los e, se forem retirados com cuidado, podem até ser reaproveitados em outro local.

Outro truque mais comum e muito eficiente é o bom e velho tapete. Com ele, você pode usar e abusar de estampas, cores, texturas e deixar o seu ambiente aconchegante, agradável e cheio de estilo. Aqui, o seu toque de bom gosto é bem-vindo e pode fazer toda a diferença.

2. Use móveis soltos

Quando você aluga o apartamento, não dá para perder tempo nem dinheirocom móveis planejados, certo? Então, a dica é vasculhar as lojas — físicas ou virtuais — e dar asas à imaginação para compor o seu ambiente com móveis soltos, versáteis e funcionais, que possam facilmente ser reutilizados em outro imóvel.

Pesquise com carinho, mas evite dar muita atenção aos centímetros a menos ou a mais. Assim, você terá mais chances de encontrar aquele raque, estante ou outro móvel coringa, que poderá acompanhar o restante da mobília e da decoração para onde você for.

Lembre-se, ainda, que quanto mais facilidade para montar e desmontar, melhor será no momento de se deslocar de um apartamento para outro. É importante atentar para a realidade de quem vive em imóveis alugados, ou seja, há sempre a possibilidade de ter de se mudar, e a cada mudança há o risco de causar danos aos móveis. Então, se a montagem puder ser mais prática, o risco de avarias diminui bastante.

Outra sugestão interessante é optar por rodízios nos móveis, sempre que possível. Eles auxiliam muito na locomoção e evitam danos aos pisos. Mesas de cabeceira, araras, nichos e outras opções práticas podem compor ambientes com muita personalidade e organização.

3. Utilize iluminação indireta

A iluminação é um dos quesitos mais determinantes para um ambiente agradável e confortável. Porém, em apartamentos alugados, em vez de investir em projetos luminotécnicos, dê preferência à iluminação indireta com luminárias de piso e de mesa espalhadas pelos ambientes.

Você pode aproveitar, também, os pontos de luz já existentes nos cômodos e apostar em belos pendentes e lustres. Elas são peças decorativas, utilitárias e facilmente removíveis para adornarem aposentos de outros imóveis.

4. Substitua puxadores

Apartamentosalugados, muitas vezes, vêm com armários na cozinha, no banheiro e até mesmo nos quartos. Esses móveis quase nunca se encontram em um estado esteticamente satisfatório. Mas, provisoriamente, você pode dar o seu toque pessoal e trocar os puxadores originais por outros mais estilosos, pelo menos, enquanto estiver morando no imóvel. Depois, é só retirar e recolocar os antigos exatamente onde estavam.

5. Aposte em base neutra e pontos de cor

A maioria esmagadora dos imóveis são alugados com a pintura interna no conhecido branco gelo. Tudo bem, isso pode ser até um facilitador, se você quiser enriquecer o ambiente com pontos de cor.

Sendo assim, aproveite o embalo e mantenha essa base com a neutralidade que ela já traz. Escolha algumas cores que harmonizem entre si e aplique em objetos ou móveis com pontos de cor específicos pelos aposentos. Vale acrescentar almofadas, quadros e outros itens de adorno, além de plantas, que dão mais vida a qualquer lugar.

6. Dê um up nas paredes

Já pensou no papel de parede ou um painel, não é mesmo? Muita gente tem essa ideia e ela é, de fato, muito boa para modificar paredes sem graça. Mas, não custa nada sempre atentar para o fato de que imóveis alugados devem ser entregues exatamente como foram recebidos.

Sendo assim, papéis de parede podem dificultar a sua vida, já que a retirada desse item decorativo exige uma camada de massa em toda a superfície da parede para, depois, levar a tinta por cima. Então, pense bem no custo-benefício disso antes de se aventurar naquela estampa maravilhosa. Mas, se isso for irresistível para você, capriche no visual e curta muito enquanto estiver no apê. Existe também a opção de brincar com efeitos visuais adesivando detalhes com desenhos em alguns pontos-chave.

Há quem veja impedimento em colocar quadros nas paredes por causa dos furos que precisam ser feitos. Para remediar esse pequeno empecilho, você pode optar por fitas adesivas dupla face, que também são muito eficientes para essa tarefa.

O que não pode é deixar de imprimir a sua personalidade onde você está morando. Sem falar que um quadro bem escolhido e posicionado no lugar certo pode produzir um efeito incrível. Essa é uma forma de evitar a furação e decorar sem culpa.

7. Cultive um jardim vertical

Para dar mais vida a qualquer ambiente, levar um pouco de natureza para dentro de casa é sempre revigorante. Então, que tal montar um jardim vertical na varanda, na sala ou na lavanderia? Você pode encontrar incontáveis espécies de plantas que se adaptam a ambientes internos e que vão deixar o seu espaço muito mais bonito, além de purificar o ar.

8. Aposte em cortinas

Na mesma linha dos tapetes, vale usar cortinas como acessórios nas janelas e disfarçar as imperfeiçoes e eventuais acabamentos mal feitos. Alguns apartamentos não têm venezianas nas janelas e não há outro recurso para ganhar um pouco de privacidade, senão instalando cortinas.

Além disso, esse acessório sempre proporciona um aconchego a mais, contribui com a acústica do local e o impacto da instalação de varões ou trilhos é mínimo e muito simples.

É aconselhado sempre evitar fazer furos nas paredes e, nesse caso, o remédio para essa pequena intervenção é um pouco de massa antes da pintura. Agora, se você pensou em persianas, talvez seja melhor esquecer, já que a instalação desse adereço é mais complexa e pode não valer muito a pena.

Sabemos que quanto menos interferências fizermos em imóveis alugados, melhor será quando chegar a hora de devolvê-los. Assim, evite sempre que possível fazer furos desnecessários. Para alguns casos, há alternativas muito práticas e pouco invasivas. Já, reformas mais radicais precisam da autorização do locador.

No mais, fazer decoração de apartamento alugado pode ser divertido, justamente pelo desafio que se impõe. Sendo assim, solte o artista que mora em você, seja criativo e feliz!

Você se identificou com as dicas que selecionamos para esse post? Aproveite para compartilhar com os seus contatos nas redes sociais. Quem sabe alguém esteja precisando de um pouco de inspiração! 

Fonte: CREDPAGO

Veja também...

28/03/2023

Investir em imóveis: vantagens e opção de alto padrão em Limeira com o Alto Di Milano 

Investir em um imóvel é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar. Isso se dá pelo fato de que o mercado imobiliário apresenta uma série de vantagens para aqueles que desejam investir em uma propriedade, como a valorização do imóvel, segurança financeira e a possibilidade de gerar renda com aluguel. Uma das grandes […]

Leia mais
21/10/2022

STJ autoriza penhora de 15% de salário para quitar dívida de aluguel

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou a penhora de 15% da remuneração bruta de devedor que, além de ter uma renda considerada alta, adquiriu a dívida na locação de imóvel residencial. Para o colegiado, a penhora nesse percentual não compromete a subsistência do devedor, não sendo adequado manter a impenhorabilidade no caso […]

Leia mais
11/03/2022

Como é a Cidade Universitária em Limeira?

A Cidade Universitária em Limeira, é um bairro que ganhou esse nome devido à proximidade da Faculdade Unicamp. Dessa forma, também possui grande concentração de jovens que chegam à cidade para estudar. Assim, é um bairro jovem e com diversos condomínios residenciais. Aliás, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp é uma das unidades da […]

Leia mais